quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Auto da Compadecida - Guel Arraes, 1999


Poster Oficial

            Essa grande obra brasileira foi inspirada pela peça teatral homônima, escrita em 1955 pelo paraibano Ariano Suassuna (1927- 2014).

            A história se dá sobre as vidas de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), amigos inseparáveis. Ambos, arrumam um emprego na padaria de Eurico (Diogo Vilela), um comerciante local completamente dominado pela mulher, Dora (Denise Fraga).

Chicó e João Grilo tentam convencer o padre (Rogério Cardoso) a benzer o cachorro de sua patroa. Como o padre se recusa ao ato e o animal morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça a cerimônia do enterro. João Grilo, a fim de convencer o sacerdote,  diz à ele que o cachorro possuía um testamento e que lhe deixara dez contos de réis e três para o sacristão, caso rezassem o enterro em latim.

Quando o bispo (Lima Duarte) descobre, Grilo inventa que, na verdade, seis contos iriam para a arquidiocese e apenas quatro para paróquia, para que o bispo não arrumasse problemas. Depois de toda a confusão sobre o enterro do cachorro, João Grilo arma com Chicó para também tirarem vantagem da situação.

Entre as artimanhas boladas por João, em certo momento encontram-se todos reunidos na igreja. Ouvem-se tiros e uma gritaria do lado de fora, o temido cangaceiro Severino (Marco Nanini), chegara com seu bando na cidade.

 Vemos uma sequência emocionante, e atitudes que acabam mexendo com muita gente, entre o céu e a terra.




Ficha Técnica:
Gênero: Comédia
 Direção: Guel Arraes
Roteiro: Adriana Falcão, Guel Arraes, João Falcão
Elenco: Denise Fraga, Diogo Vilela, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Luís Melo, Marco Nanini, Matheus Nachtergaele, Maurício Gonçalves, Paulo Goulart, Rogério Cardoso, Selton Mello
Produção: Eduardo Figueira
Fotografia: Félix Monti
Duração: 104 min.
Ano: 1999
País: Brasil

Cor: Colorido

Nenhum comentário:

Postar um comentário