sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind) - Michel Gondry, 2004




Poster Oficial


Que me perdoem os que pensam o contrário, mas Jim Carrey nasceu para fazer drama.

O que dizer sobre Cine Majestic (The Majestic, 2001), que tem uma história incrível contada na década de 50 sobre um homem que troca de identidade, onde vemos os ideais das pessoas, tanto na pequena cidade da Califórnia, quanto nos roteiristas de cinema da época. O filme mostra o quanto as pessoas são julgadas desnecessariamente.

Em O Mundo de Andy (Man on the Moon, 1999), Jim dá vida, brilhantemente, a Andy Kaufman, o famoso e polêmico comediante americano. Já em O Show de Truman (The Truman Show, 1998), ele encara truman, que desde seu nascimento vive em uma realidade alternativa. Neste filme vemos uma avaliação assombrosa da nossa existência, expondo totalmente a cultura das pessoas hoje em dia, que se entretém com coisas fúteis.

Mas a obra abordada hoje será Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), de 2004.

Joel ( Jim Carrey) e Clementine ( Kete Winslet)


O filme retrata o sentimento de vontade de apagar uma pessoa de nossa mente. Joel (Jim Carrey) é um homem que está saindo de uma relação conturbada com sua esposa que passa a viver uma nova história, um novo sentimento com Clementine (Kate Winslet), uma jovem que encara a vida sempre com entusiasmo e diversão. Uma vida fora dos padrões, totalmente contrária a que Joel estava acostumado a levar.

Incapaz de demonstrar seus sentimentos pela jovem, Joel reluta aceitar que está amando-a, mas ainda assim consegue levar uma relação de quase dois anos, vivenciando momentos mágicos e divertidos com Clementine.

Sem conseguir um progresso em sua relação, Joel e Clementine têm uma briga feia, uma daquelas em que se diz mais do que se quer dizer.

Joel (Jim Carrey)


Clementine, então, por impulso, característica marcante da personagem, decide apagar Joel de vez de sua vida, indo a um consultório que promete “limpar o cérebro”. E ela o faz.

Ao descobrir a atitude daquela que ama, Joel se vê em crise existencial, depressão e  todos aqueles sentimentos terríveis de perda. Assim, decide fazer o mesmo e apagar também Clementine de sua vida, mas, ao perceber que graças aos experimentos a vida dela tornou-se marcada de sentidos ilógicos e depressivos ele desiste no meio do tratamento e tenta reverter o quadro e conhecer novamente o seu amor.

Vemos no filme o desespero de Joel. O arrependimento de quem sabe que errou e se apavora em tentar reverter a situação. O longa retrata o uso abusivo das artificialidades e suas consequências, que podem se perpetuar para a vida toda.

O tratamento de esquecimento.



Curiosidade:

O título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope. O mesmo poema já havia sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman em Quero ser John Malkovich (1999).


Premiações:

OSCAR: Melhor Roteiro Original.

Onde Comprar:



O filme está disponível em dvd nos links abaixo:


Valorize a obra e os artistas. Compre o produto Original.


Ficha Técnica: 


Gênero: Drama
Direção: Michel Gondry
Roteiro: Charlie Kaufman
Elenco: David Cross, Elijah Wood, Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst
Produção: Anthony Bregman, Steve Golin
 Fotografia: Ellen Kuras
Trilha Sonora: Jon Brion

Duração: 108 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário