quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut) – Stanley Kubrick, 1999



Poster Original

O longo estudo do autor de O iluminado, Laranja Mecânica e 2001: Uma Odisseia no Espaço, sobre a psique humana produziu uma obra impressionante.

Após ler Traumnovelle, do Austríaco romancista Arthur Schnitzler, Kubrick comprou os direitos e trouxe ao cinema uma experiência sobre as relações sexuais e a obscuridade que circunda o dia a dia. Com atuações brilhantes de Nicole Kidman e Tom Cruise, além de um perfeccionismo do diretor que fez com que as filmagens levassem mais de dois anos para serem concluídas, De Olhos Bem Fechados vem para encerrar com chave de ouro a carreira de um dos maiores diretores que o mundo já viu.



O filme começa com o casal Alice Harford (Nicole Kidman) e Dr. William "Bill" Harford (Tom Cruise) se preparando para uma grande festa. No local, eles não conhecem praticamente ninguém, exceto o anfitrião, Victor Ziegler (Sydney Pollack), cliente do Dr. William.

Ambos percebem-se despertos pela fantasia: Alice, longe do marido, aceita uma dança com outro homem; e William também desacompanhado, é convidado por duas mulheres a ir para um lugar mais interessante...

As traições não se concretizam: ambos recebem um “choque” da realidade, ele, médico, quando é chamado à as pressas e ela ao negar um convite mais íntimo de seu parceiro de dança.


 No retorno ao lar, o casal, despido, já pode satisfazer o seu impulso sexual. Ele mantém-se com os olhos profundamente fechados enquanto ela observa toda a cena refletida no espelho do quarto.

Na noite seguinte, ambos querem saber a posição oposta sobre a festa do dia anterior. As indagações são feitas no tom de buscar confissões dos desejos que cada um deles sabia que existia em seu interior.

O clima se altera baseado em autoconfiança e desejos revelados. Alice confessa uma vez ter sentido atração por um homem e que por ele, abandonaria tudo.

A partir dessa "confissão" tudo parece ter se modificado: a fantasia de William sobre seu casamento feliz, sobre ter controle e confiança em sua mulher parece ter se rompido. instala-se aqui uma  dúvida: teria ele sido tolo quanto aos prazeres de sua mulher ?





Um chamado telefônico interrompe essa situação: a filha de um de seus clientes avisa que o pai tinha acabado de morrer em casa e pede que ele vá para lá. William sai de sua casa e no trajeto de taxi, começa a fantasiar a relação sexual de sua esposa com aquele outro homem.  Quando chega ao seu destino, após o atendimento, ele recebe uma declaração de amor daquela que lhe telefonou. Novamente, os dois temas se repetem: sedução e traição. William reluta e afirma ser ela vítima da situação, estando abalada pela morte do pai. A mulher retruca, mas logo se cala ao ver que seu noivo chegara ao local. William se vai, confuso tanto com os desejos de sua mulher quanto com os daquela que estava presente.

A pé (e aqui começamos a conhecer uma Nova Iorque diferente), ainda fantasiando furiosamente a transa de Alice com o outro homem, ele é surpreendido quando uma prostituta o convida ao seu quarto. William a segue e parece querer conversar com ela. Quando tudo aponta para a realização sexual, seu celular toca. Era Alice preocupada, querendo saber a que horas ele deveria voltar, pois iria dormir. Mais uma vez, nada se concretiza e William continua a caminhar sem rumo pela noite, acompanhado por suas fantasias cada vez mais voluptuosas.

No decorrer da noite, ele encontra um bar onde um antigo amigo de faculdade, que havia largado a medicina para se dedicar ao piano, estava tocando. Tal amigo, Nick Nightgale (Todd Field), havia sido reencontrado por William na festa de Victor Ziegler. 



Por já ser muito tarde, mal o médico se senta à mesa, o amigo acaba sua apresentação. Com isso, o músico senta-se com William e conta sobre uma misteriosa festa, na qual ele era pago para tocar piano, porém era obrigado a ficar de olhos vendados.

 O pouco que havia visto indicava que era uma fantástica orgia sexual. Essa história excita muito a William que quer de todo o jeito chegar ao local. A festa era à fantasia e era preciso uma senha para o ingresso. William persuade o músico para saber a senha (Fidélio) e resolve arriscar tudo para ir a tal lugar, sem ter problemas para conseguir uma capa e uma máscara. 

Vemos aqui o ponto mais fantástico e assustador da obra: Num clima de mistério e expectativa, William assiste de canto mulheres em roda, também de máscaras e capas, circundadas por vários homens também mascarados.

Ao som de "mantras" (o longa é recheado de uma trilha sonora de tirar o fôlego) elas despem-se das capas. Seminuas, escolhem alguns mascarados para dar continuidade ao ritual.  Para deleite e medo do médico, ele é um dos escolhidos. O mesmo segue sua condutora, passando por salas onde "orgias" estão acontecendo. Não demora muito, a mulher avisa-o para ir embora enquanto pode, pois todos sabiam que ele era um "penetra" e isso não era tolerado.





 Mas não há tempo. William é desmascarado na frente de todos e é alertado para não comentar sobre o que vira ali, pois estaria correndo perigo de vida. Muito assustado, William consegue voltar para a casa, encontrando sua mulher e filha dormindo na estabilidade e segurança de seu lar.

O alívio é momentâneo. Logo, diversos acontecimentos, coincidentes ou não, fazem com que William viva cercado pelo medo e pela insegurança.





 Curiosidades:


- A produção do filme foi uma das mais longas da história recente do cinema: quase 3 anos.

- inicialmente constavam como parte do elenco Jennifer Jason Leigh e Harvey Keitel, que chegaram até mesmo a gravar várias cenas. Entretanto, a longa demora na conclusão das filmagens fez com que ambos firmassem acordos para outras produções que não permitiram que pudessem permanecer no set de filmagem, o que fez com que Stanley Kubrick escolhesse Marie Richardson e Sydney Pollack para seus lugares.

- Embora a história de De Olhos Bem Fechados se passe em Nova York, todas as filmagens foram realizadas nos estúdios de Pinewood, na Inglaterra, onde a cidade foi reproduzida através de cenários.


- Para que o filme pudesse ser assistido por uma audiência mais jovem, a cena da orgia contém pessoas geradas por computador, que encobrem os atos sexuais mais explícitos.

- A senha FIDELIO, utilizada por Bill para entrar na orgia, vem do latim "fidelis", que significa fidelidade. O nome Harford, dado ao personagem de Tom Cruise, nada mais é do que uma homenagem do diretor Stanley Kubrick ao ator Harrison Ford.

- Kubrick faleceu durante o processo de pós-produção do longa.



 Onde Comprar:



Você encontra o DVD do filme nos links abaixo:





Ficha Técnica:

Gênero: Drama
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Frederic Raphael, Stanley Kubrick
Elenco: Leelee Sobieski, Marie Richardson, Nicole Kidman, Rade Serbedzija, Sydney Pollack, Thomas Gibson, Todd Field, Tom Cruise, Vinessa Shaw
Produção: Brian W. Cook, Stanley Kubrick
Fotografia: Larry Smith
Trilha Sonora: Jocelyn Pook
Duração: 160 min.
Ano: 1999
País: Estados Unidos / Inglaterra 













Nenhum comentário:

Postar um comentário