segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Monstros (Freaks) – Tod Browning, 1932

Poster Original

Hoje, a aclamada série American Horror Story trás à tona um tema bastante polêmico no contexto politicamente correto do mundo atual, mas muito populares no século passado: as chamadas “aberrações de circo”; artistas com alguma mutação genética, que aterrorizavam e impressionavam milhares de pessoas pelos espetáculos circenses mundo afora.

Muito antes disso, em 1932, o conceituadíssimo diretor de Drácula (1931), Tod Browning, que em sua adolescência foi também artista das lonas, aceitou o desafio de tornar a estória Spurs, de autoria de Tod Robbins, sobre um grupo de seres humanos deformados em uma película cinematográfica. O resultado? Um filme impactante, proibido, assustador, emocionante e com certeza único na história do cinema. O nome dessa obra não poderia ser outro: Freaks, que no Brasil ficou conhecida como Monstros.




A ideia inicial da MGM era criar um filme que pudesse fazer frente ao tremendo sucesso do estúdio rival, a Universal Pictures, que havia acabado de lançar Frankenstein, de James Whale.

Numa inversão de conceitos entre a normalidade e o bizarro, o que se vê é o interesse de Cleópatra (Olga Baclanova), uma trapezista dotada de uma extrema beleza, porém fria e sem uma moral exemplar, junto de seu amante Hércules (Henry Victor), em explorar o anão Hans (Harry Earles), que acabara de herdar uma herança.



Cleópatra seduz, manipula, e envenena o pequenino pouco a pouco, conseguindo afastá-lo de sua amada Frieda (Daisy Earles). Conseguindo o que queria de Hans, a musa humilha-o durante seu jantar de casamento perante os outros “monstros”, que a receberam de braços abertos na marcante passagem do coro "We accept you, one of us!"(Nós te aceitamos, uma de nós!).

Cleópatra, em um acesso de raiva, ridiculariza todos os presentes fazendo com que até o próprio Hans, cego por seus encantos, se volte contra os seus.

Mas como nos é revelado adiante, entre as criaturas existe um código de proteção, uma vez que união é a única forma de sobreviverem e enfrentar o preconceito e a marginalidade pelos quais são submetidos.  





Curiosidades:

- Quando lançado no início dos anos 30, a reação do público foi de repulsa e choque. Uma mulher chegou a acusar o filme de tê-la feita sofrer um aborto espontâneo durante sua exibição, e assim Freaks recebeu da MGM um corte de cerca de 30 minutos de sua duração total, tendo perdido trechos que nunca mais seriam recuperados, além de ser banido pelo mundo todo até os anos 60, quando foi redescoberto.

- O equipamento elétrico no estúdio de gravação foi tão mal instalado que os membros da equipe tomavam choques frequentemente.

- No Reino Unido o filme foi proibido por 30 anos depois da sua primeira apresentação.





Ficha Técnica:

Titulo: Monstros
Titulo Original: Freaks
Gênero: Horror
Ano/Pais: 1932 / USA
Duração: 64 Min
Diretor: Tod Browning

Elenco: Wallace Ford, Leila Hyams,Olga Baclanova, Roscoe Ates, Henry Victor, Harry Earles, Daisy Earles, Rose Dione, e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário